sábado, 14 de janeiro de 2012

Jessica Alba


Perfil


Nome completo: Jessica Alba
Data de Nascimento: 29.04.1981
Local: Pomona, California, USA
Profissão: Atriz e Modelo
Altura: 1.69m


Filmografia

Atuação (22)
• Pequenos Espiões 4 (2011) ... Marissa Cortez Wilson
• Assassino em Mim, O (2010) ... Joyce Lakeland
• Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010) ... Andi Garcia
• Machete (2010) ... Sartana
• Idas e Vindas do Amor (2010) ... Morley Clarkson
• Guru do Amor, O (2008) ... Jane Bullard
• Olho do Mal, O (2008) ... Sydney Wells
• Awake - A Vida Por um Fio (2007) ... Sam Lockwood
• Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007) ... Sue Storm
• Maldita Sorte (2007) ... Cam Wexler
• Ligeiramente Grávidos (2007) ... Ela mesma
• Quarteto Fantástico, O (2005) ... Sue Storm
• Mergulho Radical (2005) ... Sam
• Sin City - A Cidade do Pecado (2005) ... Nancy Callahan
• Honey - No Ritmo dos Seus Sonhos (2003)
• Dicionário de Cama (2003) ... Selima
• Casa do Mal, A (2000)
• P.U.N.K.S. (1999)
• Mão Assassina, A (1999)
• Nunca Fui Beijada (1999) ... George
• Fugindo do Perigo (1995)
• Férias em Alto Astral (1994) ... Gail



Despontando para o mundo em 2005, conheça a carreira desta jovem atriz, que já está no ramo há um certo tempo.

Presença constante em quase todas estas listas de mais sexy dos últimos anos, filha de um mexicano e de uma mãe francesa com descendência dinamarquesa. Começou cedo a ter aulas de interpretação, aos doze anos, e nove meses depois já estava sendo caçada por agentes do ramo. Estreou no cinema aos treze anos com uma pequena participação no filme Férias em Alto Astral, de Jonathan Prince e com Christopher Lloyd no elenco. Porém, ela não pode reclamar: inicialmente contratada por duas semanas, por causa de uma baixa no elenco principal, ela acabou ficando dois meses! Sua impressionante estréia a alavancou para comerciais (inclusive da gigante Nintendo) e para a famosa série de TV da Nickelodeon’s, em 1994, The Secret World of Alex Mack.


Estreou uma considerável participação na série Flipper no mesmo ano em que fez seu segundo trabalho nas telonas, a ficção / ação Fugindo do Perigo, interpretando a jovem Eve. Depois de muitas participações na TV, mais precisamente em 1999, ela estrelaria uma comédia adolescente intitulada P.U.N.K.S., interpretando a personagem Samantha Swoboda. Isso foi no mesmo ano em que ela fez seu primeiro grande filme, estrelado por Drew Barrymore, Nunca Fui Beijada. A história da jornalista que volta ao colegial para realizar uma matéria rendeu uma belíssima oportunidade à Alba, mas que, no meio de tantas estrelas, acabou tendo que se contentar com o máximo da coadjuvação.

Ainda em 1999, realizara A Mão Assassina, onde era a linda namorada do homem que teve sua mão possuída pelo diabo – fazer o que, quase todo mundo tem seu filme trash na carreira. Logo depois, veio mais um filme meia boca, mas sua primeira oportunidade como protagonista de um longa: o horror A Casa do Mal (2000). Nesse ano, conheceu o galã Michael Weatherly, com quem manteve um namoro por um tempo.


Em 2003, dois pólos totalmente opostos: o mais cultuado Dicionário de Cama e o horroroso Honey – No Ritmo dos Seus Sonhos. No primeiro,  era uma nativa que se apaixonava por um oficial inglês durante a colonização inglesa de uma nova terra, sofrendo todos os preconceitos que esse choque cultural causou nas duas civilizações; no segundo, uma garçonete com sonhos de ser dançarina profissional, mas vê sua vida ficar difícil quando ela tem de fazer escolhas para crescer profissionalmente, quando consegue um renomado produtor para tomar conta de sua carreira.

Mas foi em 2005 que veio sua consagração: as reboladas enlouquecedoras de Nancy em Sin City – A Cidade do Pecado, no papel mais ousado até então, lhe impulsionaram ao estrelato de imediato. A adaptação dos quadrinhos de Frank Miller por Robert Rodriguez é considerada a maior e melhor adaptação do gênero da história do cinema – mesmo que a Nancy do filme não esteja tão despida quanto a Nancy dos HQs, como reclamaram alguns fãs. E se alguém duvida que esse foi o seu ano, o que dizer de O Quarteto Fantástico, uma das maiores apostas da Fox? Tudo bem, o filme é uma porcaria, mas conseguir descolar o papel que ela conseguiu já é um grande passo em sua carreira. Ainda em 2005, ela fez, ao lado do galã Paul Walker, Mergulho Radical, onde os dois discordam de dois ex-amigos quando descobrem uma mercadoria de drogas, durante uma de suas "caça ao tesouro".


Em 2007, muitos trabalhos no currículo: dividiu os holofotes com Hayden Christensen em Awake - A Vida por Um Fio, participou da comédia romântica Maldita Sorte, reprisou o papel de Sue Storm, a Mulher Invisível, na sequência Quarteto Fantástico e o Surfista prateado, e fez uma participação como ela mesma na original comédia Ligeiramente Grávidos. Já 2008 não foi um ano muito bom para se lembrar, pelo menos na vida profissional. Com O Guru do Amor, conheceu ao lado de Mike Myers um tremendo fracasso. O Olho do Mal, perdoem o trocadilho, também não é visto com bons olhos pela crítica / público. Já no prisma da vida pessoal, casou-se com o produtor Cash Warren, que conhecera nos sets de Quarteto Fantástico, com quem tem um filho.

Depois de um ano ausente das telonas, em 2010 retornou com tudo. Reviveu a parceria de sucesso com Robert Rodriguez, com quem trabalhara em Sin City, em um de seus melhores trabalhos: Machete, como a agente de imigração Sartana. Entrou na agora franquia Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família, com Ben Stiller e De Niro, e está também no drama ainda inédito no Brasil O Assassino em Mim.

Fonte: Rodrigo Cunha, em 14.01.2006