quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ivete Sangalo 01


Perfil


Nome completo: Ivete Maria Dias de Sangalo
Nome artístico: Ivete Sangal
Apelido de infância: “Vevéta”
Data de Nascimento: 27.05.1972
Local: Juazeiro, Bahia
Profissão: Cantora e Atriz

foto por Fred Pontes

Filmografia 

Atuação (2)
• Xuxa Gêmeas (2006) ... Alice
• Simão, O Fantasma Trapalhão (1998) ... Estrela

foto por Fred Pontes

27/05/2009 - 08:00
Bonita, carismática, cheia de pique e com sua voz de contralto rouca e sedutora, Ivete Maria Dias de Sangalo, ou simplesmente Ivete Sangalo.

A adolescência de Ivete foi marcada por fatalidades: aos 15 anos perdeu o pai, Alsus Sangalo, de enfarte; aos 16, o irmão Marcos, atropelado; deixando a família desestruturada. Com a morte de seu pai comerciante, toda a família teve que buscar uma forma de não perder o padrão de vida confortável que tinham alcançado. Para isso, Ivete chegou a trabalhar como modelo e vendedora em um shopping de Salvador, emprego este que servia como intercâmbio para divulgar a marmita comercializada por sua mãe após a morte do patriarca da família. Por muito tempo as quentinhas da Dona Maria Ivete serviram como fonte de renda e sustentáculo dos Sangalos.


Sua estréia profissional ocorreu num barzinho em Ondina, bairro de Salvador, levada por sua irmã Mônica Sangalo que já cantava e tocava no lugar. Na época, o cachê era pago com um jantar no local e, aos poucos, Ivete foi recebendo convites para cantar em cidades como Juazeiro e Senhor do Bonfim, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

Convidada para abrir um show de Geraldo Azevedo, no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, e, pouco depois, a participar de uma micareta em Morro do Chapéu, interior da Bahia, Ivete conheceu o fundador do Bloco Eva, Jonga Cunha, o qual se viu encantado com a bela voz grave e presença de palco da morena.



Tinha inicio ai o reinado de Ivete Sangalo na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns, vendendo mais de quatro milhões de cópias e a projetou no cenário artístico brasileiro.

Apesar de sua aparente timidez no início da carreira, Ivete, aos poucos, foi conquistando um público fiel e admirador de seu talento, lapidando sua voz, passando a se soltar mais em suas apresentações e cultivando um estilo brincalhão e autêntico que hoje é apontado como uma de suas grandes características.

Ivete aprendeu a dançar, melhorou consideravelmente sua desenvoltura no palco e agregou seu poder de comunicação em seus espetáculos musicais. Em 1998, no período de lançamento do cd ‘Eva, Você e Eu’, seu último trabalho junto à banda Eva, Ivete substituiu a apresentadora Xuxa Meneghel durante sua licença maternidade no comando do Programa “Planeta Xuxa”, da Rede Globo. O sucesso foi tão grande que Ivete foi uma das poucas artistas que repetiu a dose e passou a ser considerada, além de uma grande cantora, uma ótima comunicadora.


No ano de 1999, Ivete resolveu partir para carreira solo. Sua despedida se deu em pleno carnaval, onde emocionada, desceu do trio e cantou no chão, junto aos foliões do bloco e com a participação coreografada de seus “cordeiros” o sucesso “Vem Meu Amor” como forma de agradecimento à sua brilhante passagem pela Banda Eva.

No mesmo ano, 1999, a cantora lançou seu primeiro álbum em carreira solo, o ‘Ivete Sangalo’, emplacando sucessos como “Canibal”, “Tá Tudo Bem” e o grande sucesso “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, música composta por Herbert Vianna.

Suas participações em trabalhos com outros artistas demonstram o prestígio e a versatilidade da baiana que já coleciona participações com grandes nomes da música como Jorge Ben, Roberto Carlos, Jorge Aragão, Gilberto Gil, Roupa Nova, Sandy e Junior, Ed Motta, Andrea Bocelli, dentre muitos outros.


No ano 2000 lançou o álbum ‘Beat Beleza’, mantendo a seqüência de sucessos que marcam a sua trajetória. Em 2001 vem a consagração como grande cantora popular. Com o lançamento do cd ‘Festa’, Ivete consolidou seu trabalho em carreira solo.

A música “Festa” caiu nas graças do povo e virou até hino do Pentacampeonato do Futebol Brasileiro. A cantora foi convocada para receber os jogadores campeões em cima de seu trio elétrico que percorreu em clima de comemoração as principais avenidas de Brasília.

Neste mesmo ano, Ivete perde sua mãe.


Em 2003 é lançado ‘Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso’, um trabalho onde Ivete mescla várias vertentes de seu amplo conhecimento musical. Em entrevista coletiva para o lançamento do citado álbum Ivete anuncia que no final daquele ano comemoraria seus 10 anos de carreira em grande estilo, onde seria gravado seu primeiro DVD.

Para comemorar a primeira década de carreira, Ivete fez um grande show para mais de 80 mil pessoas no estádio da Fonte Nova, em Salvador, gravando assim, o CD e DVD ‘Ao Vivo MTV – Ivete Sangalo’.

O trabalho contou com a participação de artistas que fizeram parte da trajetória de sua trajetória de sucesso como Tatau, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Davi Moraes e a dupla Sandy e Júnior. Com a turnê deste show Ivete percorreu a principais cidades do país durante os anos de 2004 e 2005 e firmou seu nome como uma das maiores vendedoras de Cds do Brasil.


Em dezembro de 2004 Ivete estreou como apresentadora no “Estação Globo”, atingindo tanto sucesso que projeto foi apresentado também nos anos seguintes – até o momento a última edição foi ao ar em 2009. No programa, Ivete canta seus sucessos, interage com a platéia e recebe inúmeros convidados.

Em outubro de 2005 a cantora ‘As SuperNovas’, que teve de tiragem inicial a superlativa marca de 650 mil cópias e agregou vários hits como “Abalou”, “Quando a Chuva Passar”, “Poder”, “Chorando se Foi” ao festejado repertório da cantora.

Em 2006, Ivete ganhou pela oitava vez o Troféu Dodô e Osmar de Melhor Cantora do Carnaval, uma espécie de Oscar do carnaval baiano. Durante a festa, a baiana fez dueto com o vocalista do U2, Bono Vox, e recebeu a apresentadora Xuxa Meneghel e o cantor Netinho.


Ainda em 2006, Ivete deu início a sua primeira grande turnê pela Europa (mais de 20 shows em um curto período); ressaltando sua participação no Rock in Rio Lisboa, onde abriu o evento cantando junto à Orquestra Sinfônica de Lisboa e figurou como uma das grandes atrações com o seu tão esperado show.
Em dezembro de 2006, Ivete Sangalo em parceria com o canal Multishow gravou o segundo DVD de sua carreira, no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, reunindo um público de aproximadamente 65 mil pessoas. O grandioso projeto seria transformado no ‘Multishow Ivete Sangalo – Ao Vivo no Maracanã’ e lançado posteriormente em 2007.

Com um grande sucesso do trabalho gravado no Maracanã, Ivete ficou dois anos sem lançar um trabalho inédito. O novo CD/DVD da cantora será lançado em junho deste ano. Tendo novamente a parceria com o canal Multishow.


Gravado no estúdio cantora, o novo CD/DVD de Ivete Sangalo mostra a diversidade vocal e de estilo da cantora, contando ainda com a participação de grandes convidados como Lulu Santos, Maria Bethânia e Marcelo Camelo.

Ivete se tornou uma das celebridades mais bem pagas e disputadas pelas emissoras de TV e rádio. Costuma brincar dizendo que o ibope das emissoras sobe por causa das suas pernas, mas claro que não é só por causa disso.

As altas vendagens de seus trabalhos, a popularidade, o prestígio, os shows, os cds, o carnaval, o estouro das músicas nas rádios, a desenvoltura na televisão, o êxito em campanhas publicitárias, e, principalmente, a aclamação das pessoas provam que Ivete Sangalo representa uma das maiores vozes da nova geração da música popular brasileira, indiscutivelmente.


Conhecida como Furacão Baiano, Ivete mostra que não é só um rostinho lindo, mas sim, uma mulher de qualidade e conteúdo.






Fonte: Marco Nascimento

Anterior        01                02                03        Próxima