sábado, 30 de julho de 2011

Berna Reale


Perfil


Nome completo: Berna Reale
Nome artístico: Berna Reale
Data de nascimento: 1964
Local: Belém, PA
Profissão: Perita criminal, artista plástica e fotógrafa


Carne e Terra


A artista paraense Berna Reale  teve o seu trabalho selecionado para fazer parte do time de 45 artistas escolhidos pelo no Rumos Artes Visuais 2011/2013, programa de estímulo em arte e cultura promovido pelo Instituto Itaú Cultural. De um total de 1.770 inscrições, entre eles, três coletivos artísticos, representando a região Norte, estão a paraense Carla Evanovitch,  a amazonense Naia Melo Arruda e o acreano Ueliton Santana.


Berna deu uma amostra das suas performances durante a manhã de ontem no Mercado Municipal do Jurunas, quando as instalações do complexo, após ser retirada de um caminhão frigorífico nua, pendurada em um pedaço de metal, amarrada como um animal que acaba de ser abatido.


“Meu trabalho com arte contemporânea começou a ter uma sequência e a ter uma preocupação com uma pesquisa em 2003, quando comecei a criar imagens, comecei a fotografar Carne e Terra. Daí em diante, esse trabalho foi se transformando até chegar na performance que hoje faço”, resumiu.


Ela disse que teve seu percurso artístico interrompido algumas vezes, pois ainda na universidade teve que parar os estudos para poder trabalhar e cuidar das filhas. “Meu retorno começou a partir da cerâmica e fui desenvolvendo a minha relação com a arte que é diária, constante, não separo meu processo criativo do meu dia a dia, das minhas vivências, penso que tudo se relaciona”, definiu Berna.


Sobre a relação da carne e as performances desnudas, ela pontuou que a proposta é fazer as pessoas refletirem sobre a violência que domina os noticiários e chega a ser banalizada por mortes como a do vigilante morto num motel em Ananindeua.


A exposição geral, em que todos os trabalhos poderão ser vistos, foi prevista para o dia 8 de fevereiro de 2012, no Itaú Cultural, em São Paulo. Exposições temáticas irão itinerar por quatro cidades brasileiras, mas ainda sem datas definidas. A segunda e a última exposição geral devem acontecer no final de 2012, no Rio de Janeiro.



" Quando todos calam"

Créditos:
Fotos de Wagner Almeida
Texto de Lorena Montenegro
Edição de Gabriel de Paiva

Fonte: O Globo