domingo, 1 de maio de 2011

Mulher Mangaba


Mulher fruta também é cultura

Mais uma mulher-fruta surge. Desta vez, é a Mulher-Mangaba que não tem nada a ver com a luta das Mulheres Mangabeiras do Estado de Sergipe. Estou falando dela mesmo: Ellen Rocche.



A mangaba pode ser encontrada do Norte até o Sudeste do Brasil. De origem indígena, a palavra mangaba (mã’gawa) significa, segundo Ferreira (1973), coisa boa de comer.




As Catadoras de Mangaba são mulheres, extrativistas, lutadoras, defensoras de uma das maiores culturas sergipana e brasileira – a cultura da mangaba. Uma fruta nativa do litoral do nordeste e dos cerrados do Brasil que está presente nas áreas nativas nas quais populações tradicionais praticam o extrativismo há séculos.




Na hora da colheita, estas mulheres corajosas trepam na árvore, pegam por cima e por baixo.




Veja nas mãos de uma catadora, o tamanho da fruta. Tem desde uma bolinha de gude até o tamanho de uma bola de ping-pong.




O interior da fruta é bem consistente e carnuda, apesar de pequena. Uma das mulheres catadoras disse que come até com farinha.




Pelo que vi, a árvore deste fruto tem galhos muito resistentes como os galhos de uma goiabeira.




Os seus frutos vão desde o verde ao amarelo e também com tons vermelhos.




Foi comprovado cientificamente que esta fruta é ótima para a saúde, pois ela controla o diabetes, colesterol e hipertensão (para quem tem pressão alta). Conheça as suas folhas e botões.




A maior produção e distribuição desta fruta é feita pelo estado de Sergipe. O resultado total chega a 50%, enquanto os outros 50% é produzido por mais uns seis estados. Diversos produtos são fabricados a partir desta fruta: doces, compotas, bolos, sucos, etc.

Para maiores informações consulte o site
http://www.catadorasdemangaba.com.br/

Veja mais mulheres Fruta, é só clicar aqui.

( Em breve disponibilizarei o vídeo da mulher mangaba (ELLEN ROCHE) em 'Vídeos M-R' ou em 'Vídeos A-F )